Páginas


RENAULT MEGANE TROPHY PN SLOT

Prova 1

Slot Car Clube de Lisboa

O InterClubes 1:28 – Renault Mégane Trophy PN Slot, troféu que tem o apoio de Papponni, representante das marcas TRP Scale e PN Slot, teve o seu início na passada sexta-feira, dia 15 de Janeiro, nas instalações do Slot Car Clube de Lisboa.

Foi um começo de troféu muito auspicioso, não só pela novidade que constituiu esta escala e estes chassis para a maioria dos participantes, mas também pela igualdade de performances dos modelos, só desfeita pela experiência competitiva dos pilotos. Mas a grande surpresa, ou talvez não, foi o número recorde de participantes: nada mais que vinte e cinco, distribuídos pelas quatro mangas da corrida. Já há muito tempo que não se via tantos pilotos numa prova de velocidade individual, o que vem provar que o formato escolhido para este troféu é um sucesso e uma experiência a seguir.

A prova iniciou-se pela qualificação que veio a definir a constituição das mangas. Logo aí alguns pilotos mostraram que tinham feito o trabalho de casa e alcançaram tempos que faziam antever uma corrida muito disputada. A pole position, 6,698, foi alcançada por Pedro Ribeiro logo seguido por Davide Santos, 6,766, e por Joaquim Ramalho, 6,780.

A prova teve o seu começo imediatamente a seguir com a realização da primeira manga, que foi ganha por Paulo Soares. A segunda manga teve como vencedor Luís Pedro Paula, a terceira viu Luís Lopes chegar em primeiro lugar e a quarta e última manga foi vencida por Joaquim Ramalho.

O andamento muito semelhante dos modelos faz com que uma saída de pista leve sempre muito tempo a recuperar e ganhar-se um ou dois metros a um adversário seja uma tarefa muito complicada. Isto resultou num espectáculo muito divertido e emotivo, uma vez que havia grande incerteza quanto ao vencedor de cada uma das mangas e, logicamente, quanto à posição que cada piloto iria ocupar no final da corrida.

No fim, a vitória acabou por sorrir a Joaquim Ramalho, que, realizando um total de 260 voltas, aproveitou superiormente as suas qualidades de piloto, a boa afinação do carro e o conhecimento que tem da “sua” pista. Foi, porém, uma vitória suada, visto que Pedro Ribeiro, que ficou em segundo lugar a apenas uma volta, andou toda a prova a tentar a vitória. O terceiro lugar, com 256 voltas, foi para Carlos Afonso, que conseguiu que o seu carro andasse mais um metro que o carro do quarto classificado, Luís Lopes. Aliás, foram vários os pilotos que acabaram com o mesmo número de voltas, tendo sido desempatados pelos metros decorridos na última volta incompleta. Além dos terceiro e quarto lugares já referidos, também empataram o quinto (Jorge Carvalho) e o sexto (Davide Santos) com 255 voltas, o sétimo (José Ribeiro) e o oitavo (Berardo Carmelo) com 252 voltas, o décimo segundo (Paulo Soares), décimo terceiro (Hugo Oliveira), décimo quarto (Francisco Moreira), décimo quinto (André Ferreira) e décimo sexto (Pedro Moreira) todos com 244 voltas, e ainda o décimo oitavo (Carlos Antunes) e o décimo nono (Luís Tavares) com 234 voltas. Isto prova que a corrida tem muitos pontos de interesse e muitas lutas que podem fazer um piloto subir ou descer com alguma facilidade na classificação final.

No final, e apesar da corrida ter corrido melhor a uns do que a outros, como é natural, o grande vencedor foi o InterClubes 1:28 – Renault Mégane Trophy PN Slot e a Organização dos três Clubes envolvidos, AESlot Club, Slot Car Clube de Lisboa e Speed SlotCar Mafra, que, uma vez mais, conseguiu aliar a competição ao convivo e à amizade, objectivos que, afinal, acompanham todos os slotistas presentes.